Vinhos

Associação Viñas de Colchagua realiza no Brasil a versão internacional de sua “avant-première”

Por  | 

Representando um dos terroirs mais encantadores e promissores do Chile, a Associação Viñas de Colchagua ultrapassa novamente as fronteiras do país com seus vinhos premiados. Pelo segundo ano consecutivo, desembarca no Brasil para realizar a versão internacional de seu evento mais importante: a ‘Avant-Première Viñas de Colchagua’.

Este ano, o Rio de Janeiro é o cenário para a degustação de uma seleção especial de red blends dos produtores que integram a associação: Bisquertt, Casa Silva, Lapostolle, Los Vascos, Luis Felipe Edwards, Montes, MontGras, Santa Cruz, Santa Helena, Siegel, Viña Ventisquero e Viu Manent – além da Lurton, que participa como vinícola convidada.

Em uma MasterClass exclusiva para convidados, 12 vinhos foram selecionados para expressar toda a diversidade e alta qualidade dos rótulos elaborados no Vale de Colchagua, além de seu potencial de envelhecimento, demonstrado através da evolução das safras apresentadas, que vão de 2006 a 2012.

O mundialmente reconhecido hotel Copacabana Palace é o cenário para a MasterClass e para o Tasting, realizado após a “aula” e onde as vinícolas – ícones do mercado de vinhos do Chile e do mundo – apresentam rótulos que reforçam o potencial de guarda dos vinhos e a diversidade dos solos de Colchagua, que oferecem a possibilidade de elaborar produtos de qualidade superior em uma faixa privilegiada de terra que vai da Cordilheira ao Mar.

Uma ilha de Carménères

Uma ilha de degustação temática será montada no evento, e cada marca apresenta um Carménère de alta gama. As vinícolas selecionaram seus vinhos top elaborados com a uva emblemática do país e, assim, vão apresentar as mais variadas expressões de um mesmo vale e de uma mesma uva.

“A relação entre Brasil e Chile representa um êxito grande na indústria de vinhos. O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de exportações de vinho chileno e o Chile lidera o mercado de vinhos importados no Brasil desde 2002. Por isso o objetivo de ‘excursionar’ pelo Brasil com nosso evento mais importante. Em 2014 realizamos a Avant-Première em São Paulo. Este ano, os apreciadores do Rio de Janeiro vão poder degustar alguns dos vinhos mais especiais do Vale de Colchagua”, explica Sebastián Bisquertt, presidente da associação.

Vale de Colchagua

image024Com tradição na cultura agrícola, o Vale de Colchagua é conhecido por suas belas colinas plantadas com vinhedos antigos, além de vinícolas modernas e tecnológicas que embelezam a paisagem.

Seu clima privilegiado – aliado ao uso de tecnologia de ponta e criatividade humana – permitiu que a indústria vitivinícola desenvolvesse a produção de vinhos que alcançaram os melhores padrões mundiais. As características geográficas do Vale de Colchagua geram microclimas únicos e ideais para o cultivo de diferentes variedades, como as tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Malbec e Syrah, além de vinhos brancos e rosés de altíssima qualidade.

Viñas de Colchagua

A Viñas de Colchagua é a primeira associação regional de vinícolas do Chile, criada em Dezembro de 1999 com o objetivo de promover e difundir a Denominação de Origem Valle de Colchagua. Desde junho 2011 adquiriu um novo conceito legal como Associação Gremial, agrupando atualmente 13 produtores da região, além de ser responsável pela Rota do Vinho no Vale de Colchagua. Mais informações em: www.colchaguavalley.cl.

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.