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Beertoon: Cerveja e charges juntas!

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Já faz algum tempo que as cervejas artesanais brasileiras passaram a ser harmonizadas com rótulos bem humorados de designers. Não por acaso, a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, lançou no ano passado o Prêmio Randy Mosher de Design de Rótulos, para valorizar as criações nacionais e incentivar a proximidade entre artistas e desenhistas com o setor, como acontece em outros países. O americano é considerado o mestre do design de rótulos cervejeiros.

Agora, o cartunista Ique — ganhador de dois Prêmios Esso e de traço conhecido por leitores de jornais como o antigo “Jornal do Brasil” e “O Dia” — mostra que também entende desse riscado, ao se associar ao mestre cervejeiro Leonardo Botto e ao empresário Léo Cerqueira para lançar a Beertoon, em novembro, no Mondial de la Bière, o mais importante evento para degustação e difusão da cultura cervejeira do país, que acontece no Rio.

Beertoon Logo

A Beertoon chega ao mercado já com quatro rótulos (que terão a história da criação de cada cerveja contada em charges) e uma tiragem inicial de dez mil litros. Um dos que vai dar o que falar nas mesas de bar, onde política geralmente entra em discussão, é o da “Delação premiada”, uma India Pale Lager bastante lupulada, com baixo teor alcoólico. Nele, o cartunista brinca com o um fato que já marcou a história recente do país. Mas tem também o que alude a outro assunto de mesa de  bar: mulher. É o de uma Irish Red Ale, que vai se chamar “Mimosa”, em homenagem a um famoso recanto da cidade maravilhosa. Sem falar na “Alquimia #1”, uma Imperial IPA, muito lupulada e com alto teor alcoólico. E na “Pedra Bonita”, em alusão ao voo livre e ao local em que Botto e Ique iniciaram o namoro com o sonho da cervejaria, há quase dois anos. Bem refrescante, a Helles, de estilo Alemão, terá baixo teor alcoólico e alta “drinkabilyty”.

Outra novidade: as  receitas virão exibidas nos rótulos, feito incomum até então aqui no Brasil e que conta com o entusiasmo de Botto, um respeitado e premiado mestre cervejeiro que, em dez anos, criou aproximadamente 600 cervejas, sendo também responsável pela formação de 1,6 mil alunos. Ele é dono do Botto Bar, na Praça da Bandeira, que em breve abrirá uma filial em Botafogo.

Além disso, o trio parte para um conceito inovador no ramo da cervejaria. Sob o slogan “O nosso pão líquido de cada dia”, eles querem levar a bebida para o campo gastronômico, desvincular qualquer associação delinquente e informar os benefícios da boa degustação. Em um projeto arrojado, a Beertoon terá ainda a Fábrica do Pão. Para isto, receberá monitoramento aprovado pelo Sebrae, para que a parte nutritiva normalmente doada a desenvolvimento bovino seja utilizada por menores na confecção de pão e alimentos.

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Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.