Cachaças

Cachaça Week vai até o dia 27

Por  | 

Cachaça nunca sai de moda, mas, a exemplo de semanas como a Fashion Week, a bebida está em foco de segunda-feira passada até o próximo domingo, dia 27, no Cachaça Week: cerca de 30 bares do Rio e de São Paulo estão oferecendo drinques criados especialmente para celebrar a semana da cachaça a preços especiais. Outras atividades em torno do destilado, como palestras e degustações, também estão programadas. A festa, promovida pelo Mapa da Cachaça, em parceria com as produtoras culturais Fernanda Secco e Krystee Morgan, tem como objetivo valorizar a cachaça de alambique e a coquetelaria brasileira, segundo Felipe Jannuzzi, criador do Mapa.

O evento conta apenas com cachaças de alambique, como a Leblon, e artesanais, muitas delas fluminenses, como da Quinta, Fazenda Soledade, Magnífica e Werneck, entre outras. Entre os bares participantes, estão casas como Academia da Cachaça, Aconchego Carioca, Alice Bar, Café do Alto, Espírito Santa, Galeto Sat´s, Manifesto BCA, Noo, Sobe e Vinil, no Rio de Janeiro, além de Bar do Jiquitaia, Boteco Redentor, Brasserie des Arts, Guarita, Home SP, IPO Bar, Pirajá e Rota do Acarajé, em São Paulo.

Na Academia da Cachaça, por exemplo, a oferta é a 5×1: por R$ 30, é possível degustar cinco marcas (Werneck, Fazenda Soledade, Magnífica, da Quinta e Santo Mário) acompanhadas por caldinho de feijão.

Cachaça Week 2016

No Alice, em Botafogo (Rua Sorocaba, 594), que normalmente já conta em sua carta com ótimos coquetéis à base de cachaça, dois craques das praias cariocas mostram quatro novas criações. Walter Garin, que é residente da casa, vai de Da Quinta Tonic, feito com Cachaça da Quinta branca (e jambu! e carmanomo!) e Werneck Red Bitter (cachaça Werneck Jequitibá – essa maravilha descansada seis meses em Rio das Flores-RJ -, Cynar e flores comestíveis). Já Léo Peralta inspirou-se nos murais do Alice para compor dois drinques em homenagem às artistas Lygia Pape e Djanira. O primeiro leva baunilha, Aperol, pimenta dedo de moça e a cachaça Fazenda Soledade Jequitibá, e o segundo, alfazema, hortelã, anis, limão siciliano e Magnífica Safra do Ano.

Em São Paulo, há uma agenda de eventos sobre o tema. Confira:

24/11 (quinta-feira), às 19h30m – Workshop sobre caipirinha com Mauricio Maia no Rota do Acarajé (Rua Martim Francisco 529/530)

25/11 (sexta-feira), às 20h – Palestra sobre tanoaria brasileira com Eduardo Martins no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500)

26/11 (sábado), ao meio-dia – Palestra sobre o cenário da cachaça com Felipe Jannuzzi no Isto é Café/Mirante (Rua Carlos Comenale, s/nº)

27/11 (domingo), às 15h – Workshop de coquetéis com Laércio Zulu no Raiz Bar (Rua Alves Guimarães, 153)

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.