Vinhos

Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil

Por  | 

Concours Mondial de Bruxelles & Spirits Selection

A organização do Concours Mondial de Bruxelles começou, há 20 anos, visando o mundo do vinho. Alguns anos depois, o Spirits Selection ampliou o escopo do evento abrangendo outros fermentados, como o saquê, e bebidas com alto teor alcoólico, em geral destilados, entre outras, como os licores, com teor alcoólico que pode variar de 70% (Centerba Toro) até 20% (Frangelico, italiano como o primeiro).

O evento acontece a cada ano em um país e tem duas fases: uma voltada para os vinhos, o Concours de Bruxelles, e outra para as demais bebidas alcoólicas.

O Spirits Selection 2015 aconteceu entre os dias 1º e 4 de julho, na cidade de São Paulo, no Brasil.

A competição é internacional não apenas do ponto de vista das amostras, mas também pela banca de juízes que faz parte da comissão. Os degustadores são escolhidos com rigor. Em sua maioria, são degustadores reputados e reconhecidos por suas competências em seus países.

As condições para a avaliação das amostras são ótimas e asseguradas por um rígido controle. Cada detalhe é trabalhado com a mais alta seriedade, assegurando a posição do concurso como o mais importante da atualidade. A chancela do Concours Mondial de Bruxelles & Spirits Selection é importante e honra produtos e provadores.

A agenda dos degustadores é composta em três sessões diárias de quatro horas, em media. Todas as amostras são avaliadas às cegas. O avaliador é informado apenas do número da série e da amostra que está sendo servida, em garrafa totalmente encapada, diretamente na taça do degustador.

A relação das amostras degustadas é informada aos avaliadores no final do dia, antes da declaração dos resultados, e é sigilosa. A informação é extremamente útil para que o avaliador se autoavalie, a partir de suas anotações, em relação à média das notas do grupo.

Pontua‐se cada amostra individualmente. Atingindo certo nível de pontos, a amostra volta a ser avaliada para que se possa conceder as medalhas nas categorias Prata, Ouro e Duplo Ouro, no crescendo de pontos recebidos.

Portanto, a medalha representa o atingimento de um nível de qualidade sensorial mais do que um simples e imediato ordenamento comparativo eventual, como em muitos concursos que vemos por aí na imprensa não especializada.

 

Os Vencedores do “Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil”

Resultado do Concurso Nacional de Destilados 2015
Resultado do Concurso Nacional de Vinhos 2015

 

Participação do Concurso no Próximo Ano

As empresas interessadas em participar do Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados devem enviar um email para eventos@marketpress.com.br ou ligar para o telefone (11) 4617-4021.

 

Sobre o Wine Weekend São Paulo Festival

Wine Weekend | Deise NovakoskiEm sua 6ª edição, o Wine Weekend São Paulo Festival foi realizado entre os dias 2 e 5 de julho, no Pavilhão das Culturas, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento reuniu uma série de atrações para o público que gosta de vinhos, como degustação de diferentes rótulos, descontos especiais, palestras, jantares harmonizados, museu e exposições. Além disso, outras bebidas “adultas” também farão parte do evento, com destaque para a cerveja, que contou com um espaço especial reservado para degustação e comercialização das especiais.

 

Sobre o concurso the best of wine weekend

A Vinho Magazine e a Wine Weekend convocam os expositores, ao longo do período de inscrições de participação na feira, para submeterem produtos de sua escolha ao concurso The Best of Wine Weekend e concorrerem aos destaques, nos termos do regulamento publicado no site da revista.

A ideia é destacar produtos indicados pelos expositores, entre os oferecidos à degustação e venda nos estandes do evento.

No primeiro dia, os produtos concorrentes são selecionados em degustações às cegas por um júri de alto padrão. A publicação dos destaques é feita no final daquele dia, o que, além de divulgar a qualidade dos produtos apresentados na feira, serve como orientação de compra ao visitante e como diferencial para atrair mais visitantes ao estande, motivo para exposição na mídia e láurea conquistada pelo produtor.

Ano a ano, o The Best of Wine Weekend vem despertando grandes expectativas nos visitantes, elevando o nível de atração e negócios dos expositores que oferecem os produtos apontados como “The Best” e atuando como elo de aproximação entre visitantes, expositores, especialistas, organizadores e mídia.

 

Os Vencedores do concurso the best of wine weekend

Sucesso em anos anteriores, o concurso analisou cerca de 100 amostras de vinhos enviadas por expositores, em degustação às cegas, por um júri de especialistas.

Prêmio Rótulo Expositor
Gold Tinto Casa Perini Tannat 2013 Perini
Silver Tinto D’Alture CS 2012 D´Alture
Bronze Tinto Monte Faustino Clássico WineOclock
Golden Branco Peñalolen 2014 SB Vinos e Vinos
Silver Branco Gries 2013 Gewurztraminer Wienkeller
Bronze Branco D´Alture Chardonnay 2013 D´Alture
Gold Espumante Champagne Volléreaux 2005 Chez France
Silver Espumante Pedrucci Millésime 2010 Vinhos e Vinhos
Bronze Espumante Aurora Pinot Noir Aurora
Gold Espumante Doce Aurora Moscatel Aurora
Silver Espumante Doce Garibaldi Moscatel Vinhos e Vinhos
Bronze Espumante Doce Aurora Demi-Sec Aurora
Gold Rosado Scavigna Odoardi Rosé WineOclock
Silver Rosado Lima Mayer Rosado 2013 MS Import
Bronze Rosado D´Alture Rosé 2012 D´Alture
Gold Sobremesa Chateau Martillac Loupiac MS Import
Silver Sobremesa Ludwig Wagner TBA Ortega 2009 Weinkeller
Bronze Sobremesa Perini Éden Perini

 

Veja algumas fotos no meu Facebook!

 

Até semana que vem!

Deise Novakoski

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.