Slow Food

Contra o desperdício: Participe do World Disco Xepa Day!

Por  | 

Os números são alarmantes: enquanto dados da ONU mostram que mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, estima-se que, anualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos acabam no lixo. Para lutar contra o desperdício, a Rede Jovem do Slow Food – SFYN, na sigla em inglês – marcou para 28 de abril de 2018 o World Disco Xepa Day. O objetivo dos organizadores é promover, ao redor do planeta, eventos nos quais ingredientes que seriam jogados fora se transformam em pratos deliciosos, resultado de uma receita que mistura conscientização e diversão.

A primeira Disco Xepa aconteceu em 2012 em Berlim, na Alemanha. Com o nome de Schnippeldisko, a ação de protesto contra o desperdício de comida alimentou oito mil pessoas. Em 2017, foi realizado o primeiro World Disco Soup Day, no qual mais de cinco toneladas de comida que seriam descartadas se transformaram em 25 mil refeições. Mais de cem Disco Xepas foram realizadas em 40 países.

Para participar, basta entrar em contato com agricultores, revendedores, feiras, lojas e supermercados, pedindo doações de alimentos não vendidos que seriam jogados fora. Depois, mobilize os amigos, escolha uma música para animar a sua Disco Xepa, prepare a mesa e vá para a cozinha. Não esqueça de incluir o som escolhido na playlist mundial!

Confira um tutorial em inglês para preparar a sua Disco Xepa!

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.