Vinhos

Embarricado até 2026

Por  | 

Quando ela for aberta, daqui a dez anos, virão à tona sabores, perfumes, lembranças. É, sim, uma barrica. Mas dentro não está um vinho específico, e sim referências a vários deles. Trata-se da Barrica do tempo, que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) encheu com depoimentos dos 300 convidados da festa de seus 40 anos, todos contando suas melhores experiências com a bebida. Foi jantar-baile, no último dia 22 de outubro, que também marcou o Dia do Enólogo e foi realizado na sede social da Sociedade União São Francisco América (Susfa), em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A Barrica permanecerá lacrada na sede da ABE pelos próximos 10 anos, e as mensagens serão compartilhadas apenas na comemoração das Bodas de Ouro da entidade, em outubro de 2026.

“Para nós, da ABE, o vinho é uma companhia diária, presente em muitas de nossas lembranças. A Barrica do tempo nos estimulou a percorrer esses episódios e destacar alguns dos mais marcantes”, conta o presidente da entidade, o enólogo Juliano Perin, que também depositou um relato e aguarda pela abertura da Barrica. “Quando essas mensagens forem compartilhadas, em 2026, poderemos lembrar de como essas histórias nos marcaram, além de revivermos sentimentos e até mesmo aromas e sabores”.

Barrica do Tempo ABE

Em quatro décadas de atuação, a ABE se dedica à qualificação dos enólogos, além de assumir o importante papel de romper barreiras na promoção do vinho brasileiro ao redor do planeta. Neste período, vem realizando cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas e também grandes eventos, como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro e a Avaliação Nacional de Vinhos.

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.