Cervejas

Gelada Impura

Por  | 

A receita faria o duque Guilherme IV da Baviera se revirar no túmulo e causaria arrepios em muitos outros alemães cervejeiros e tradicionalistas: no lugar da água pura, usa-se chimarrão, água de coco e sidra de maçã; em vez de lúpulo, semente de coentro, artemísia e zimbro; substituindo o malte de cevada, os de arroz e aveia. Na finalização, um pouco de mel para ajudar a fermentação com levedura French Saison e Brettanomyces. É a anti-cerveja Bizarro, com 6,2% de teor alcoólico, desenvolvida pela cervejaria curitibana Morada, pela 2cabeças e pela alemã Freigeist para desafiar limites.

Gelada Impura

Ela será lançada em evento da carioca 2cabeças, que acontece no próximo dia 23 de abril, para marcar o Dia da Cerveja Impura, em oposição à Reinheitsgebot, que está completando 500 anos em 2016. Traduzindo e explicando: trata-se da Lei de Pureza Alemã, promulgada pelo duque da Baviera em 1516, que estabelece que os ingredientes utilizados no preparo da cerveja devem se limitar à malte de cevada, lúpulo e água. Ainda hoje, muitos acreditam que a lei serve como referência de qualidade para as cervejarias, embora isso não tenha qualquer fundamento histórico, como defendem muitos cervejeiros.

“Sempre buscamos usar os ingredientes que imaginamos fazer a cerveja ficar melhor. Não faz sentido valorizar e se prender a uma diretriz que nunca se destinou a preservar a qualidade. O próprio Sebastian, cervejeiro da Freigeist, relata a dificuldade que é para o alemão aceitar estas inovações, o que é uma luta diária dele por lá”, afirma Bernardo Couto, da 2cabeças.

Gelada Impura

A data impura será festejada em várias cidades brasileiras. No caso do Rio de Janeiro, o ponto de encontro será o casarão Ameno Resedá, no Catete. Os amantes da cerveja podem ficar tranquilos, pois nem só de anti-cerveja será feita a comemoração. Haverá versões da bebida com diversos cereais, frutas, especiarias e maturação em madeira, com degustação liberada. Serão mais de 15 rótulos disponíveis de nomes como Penedon, Invicta, 3cariocas, Morada, Freigeist, Treze, Three Monkeys e Hocus Pocus, além da 2cabeças, que rasgaram a Reinheitsgebot e abusaram da criatividade e de ingredientes inusitados na criação de suas receitas. Para acompanhar, haverá diversas opções gastronômicas.

“É um dia para celebrar a diversidade e a criatividade sem limites. Contamos com a participação de diversas excelentes cervejarias para juntar uma seleção incrível de rótulos impuros”, diz Maíra Kimura, da 2cabeças.

Serviço

Dia da Cerveja Impura
Data: 23 de abril, das 14h às 20h
Local: Casarão Ameno Resedá, na Rua Pedro Américo 277, Catete

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.