Vinhos

Grande Prova Vinhos do Brasil chega à oitava edição

Por  | 

Até o dia 20 de maio, as vinícolas podem enviar amostras para a Grande Prova Vinhos do Brasil, que chega à oitava edição como a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado. A degustação, feita por um júri formado por 16 profissionais, será entre os dias 3 e 6 de junho, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro. O resultado será divulgado em seguida, junto com uma feira de vinhos para o consumidor, marcada para 7 e 8 de junho no mesmo local da prova.

Estarei na mesa de avaliadores da Grande Prova Vinhos do Brasil. Serão analisadas mais de 30 categorias, entre vinhos, espumantes e bag-in-box (BIB). Para quem não sabe, bag-in-box é o vinho comercializado em embalagens de papelão com bolsa de plástico flexível, disponível em unidades de três ou cinco litros.

Vamos às categorias que serão avaliadas:

  • Espumantes: Brut branco Champenoise; Brut branco Charmat; Brut, Extra-brut e Nature rosé Champenoise; Extra-brut branco Charmat e Champenoise; Nature branco Charmat e Champenoise; Prosecco/Glera Charmat e Champenoise; Moscatel branco; Demi-sec branco Charmat e Champenoise; Moscatel e Demi-Sec Rosé Charmat e Champenoise.
  • Brancos: Chardonnay; Sauvignon Blanc; Gewurztraminer; Riesling Itálico e Renano; Moscato; branco de outras castas e cortes.
  • Tintos: Cabernet Sauvignon; Merlot; Tannat; Pinot Noir; Cabernet Franc; Marselan; Touriga Nacional; Tempranillo; Malbec; tinto de outras castas; tinto Cortes; Super Premium acima de R$ 150 no varejo).
  • Rosés
  • Doces e Fortificados
  • Best Buy (com preço até R$ 50 no varejo)
  • Suco de uva integral tinto
  • Bag-in-Box: tinto, branco e rosé.

De acordo com Marcelo Copello, presidente do júri da 8ª Grande Prova Vinhos do Brasil, a safra de 2018 é uma das três melhores que o país já produziu, além de marcar um momento em que a enologia brasileira chega à maturidade, com capacidade técnica para tirar o melhor proveito do clima privilegiado. “Estão chegando ao mercado boa parte dos vinhos elaborados neste grande ano. Esperamos comprovar e premiar esta qualidade”, afirma Copello.

O Hotel Vila Galé fica na Rua Riachuelo 124, no bairro da Lapa.

VEJA OUTROS POSTS DA SEÇÃO VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.