Gastronomia

Sirha | Veja o vídeo, vá a feira

Por  | 

A semana começou linda de se viver: Marie-Odile Fondeur, presidente internacional do Sirha — encontro internacional dos grandes chefs e da indústria de gastronomia e hotelaria —  e a Fagga | GL events Exhibitions me convidaram para um o brunch no Hotel Santa Teresa. A razão para tão prosaica reunião era apresentar a programação da edição brasileira da feira, que acontece entre 14 de 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica.

O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, assim como a apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação.

Além dos expositores, concursos gastronômicos de tradição —  como o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Patisserie —  e um debate sobre tendências do setor, o Sirha World Cuisine Summit, fazem parte da agenda do evento. Jérôme Bocuse, chef, filho e discípulo de Paul Bocuse, é presidente honorário do Bocuse D’Or.

No Brasil, Claude Troisgros foi o nome escolhido para presidente do Sirha Rio, enquanto Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or, e Philippe Brye preside a Coupe du Monde de la Patisserie. Frédéric Loeb, especialista em tendências gastronômicas na Europa, virá ao Brasil apresentar o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor, e debaterá com líderes de opinião locais.

Claude Troigros, Laurent Suadeau e Philippe Brye moram nas minhas mais remotas lembranças de um tempo em que a gastronomia do Rio de Janeiro —  particularmente da Zona Sul, que era onde eu circulava —  só contava com a boa e gentilíssima colaboração do José Hugo Celidônio.

Foi lembrando desses tempos que me emocionei com todos os chefs franceses que estavam lá durante a apresentação e, particularmente, solidarizei-me e compreendi o Claude durante sua apresentação. É de fato um orgulho muito grande para todos os que vivem de gastronomia sediar um evento tão importante como o Sihra. Todas as vezes que vejo o vídeo, fico emocionada e lacrimejo, de peito inflado, como se cada concorrente fosse um colega com quem um dia trabalhei ou trabalharei. Este mundo me pertence, e eu a ele.

Torço por todos e pela gastronomia! Só ela tem o poder de reunir tantas pessoas sinceramente interessadas, ocupadas com a cultura de outrem.

 

Sirha | Veja o vídeo, vá a feira…

Bocuse D’Or

 Fotos do Bocuse D’Or 2015

Para Saber Mais:

Site do Evento: www.sirha-rio.com
Quando: 14 a 16 de Outubro de 2015
Onde: Centro de Convenções SulAmérica

 

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender, trabalha como consultora na Academia da Cachaça e no Torna Pub e assina a coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada em seu site.